1. No Dojo são formados cidadãos, com base nos valores do Bushido, o código do guerreiro japonês: honestidade, respeito, coragem, honra, compaixão, sinceridade e lealdade.
2. Respeito Acima de Tudo: todos os praticantes devem manter uma atitude respeitosa para com os Senseis, colegas e com as demais pessoas, dentro e fora do Dojo.
3. Reverência: antes de adentrar e sair do Dojo, todos os praticantes devem fazer reverência em direção ao Kamizá, local onde se encontram o Kamidama e as fotos dos Mestres representativos de cada estilo.
4. Após entrar no Dojo, o praticante deve cumprimentar o seu Sensei, outros senseis e alunos presentes.
5. Dentro do Dojo os praticantes devem manter-se em silêncio, ouvir e observar o Sensei com atenção. Aparelhos celulares não são permitidos aos praticantes, devendo serem mantidos no modo silencioso quando guardados.
6. No Dojo o praticante só caminha quando dá até dois passos. Qualquer outra movimentação deve ser feita correndo, com o objetivo de agilizar a instrução e os procedimentos.
7. A luta nas artes marciais não é contra o oponente ou colega e sim contra nós mesmos. Desenvolver o caráter e o espírito, bem como a técnica, são os objetivos.
8. Dentro do Dojo os praticantes, quando autorizados pelo Sensei, podem sentar-se na posição Seizá (sentado sobre os calcanhares) ou com as pernas cruzadas.
9. É expressamente proibido adentrar o Dojo usando jóias, relógios, brincos e afins. Acidentes podem ocorrer durante a prática do Karatê em função da não observância desse item.
10. Todo o praticante que chegar atrasado ao treino, ou seja, após o cumprimento inicial da turma aos Mestres e ao Sensei, deverá aguardar no início do Dojo, na posição de Seizá, até que o Sensei autorize o ingresso no treino.
11. Dedicação: a evolução nas artes marciais só será alcançada com o esforço máximo de cada um, dentro de um ambiente de respeito e camaradagem. Com a devida atenção aos itens aqui listados e, com os ensinamentos que serão compartilhados pelos Senseis, o caminho nas artes marciais será pleno e recompensador.
OSS!