O que é a JKA?

O Karatê JKA tem permanecido, essencialmente, inalterado através de sua história. Cada aluno aprende cada técnica e tradição em sua forma original e mais poderosa. Como resultado, a JKA produz alguns dos karatekas mais fortes e habilidosos do mundo. Há uma série de fatores práticos que tornam o karatê JKA diferente de outras tradições do karatê.Aqui estão alguns dos principais:
Foto com centenas de karatecas da JKA em curso ministrado pelo Sensei Carlos Rocha

O Karatê da JKA tem raízes fortes

O Karatê JKA é um refinamento único do estilo Shotokan, um dos tipos mais antigos e tradicionais de karatê de Okinawa. Uma vez que descende diretamente de tais fontes "originais", desenvolveu-se a partir de fortes raízes sustentadas por uma longa história e uma grande tradição.

O Karatê da JKA é científico e está em constante aprimoramento

Toda técnica e movimento no karatê JKA é baseado em sólida teoria científica do movimento. É por isso que colocamos um foco tão pesado – muito mais do que qualquer outra organização – no kihon , nas técnicas básicas fundamentais e em suas formas, ângulos e equilíbrio adequados. O resultado fala por si: o Karatê JKA é poderoso, sólido, estável e flui suavemente, isso tem se provado, várias vezes, em torneios. Apesar da excelência do Karatê JKA, no entanto, ele está constantemente sendo aprimorado.

Os instrutores da JKA são profissionais assalariados e dedicados em tempo integral

Todos os instrutores do Quartel-General da JKA (Hombu Dojo) são profissionais em tempo integral treinados por um longo período especificamente para serem instrutores. Não são professores em tempo parcial, nem são arbitrários no seu ensino. Sua dedicação em ensinar o “caminho” (Do) ajuda a garantir que a verdadeira essência do Karatê seja passada para cada aluno. E essa devoção se mostra na técnica de cada aluno.

A JKA mantém um programa de treinamento de instrutores especialistas

Ao contrário de qualquer outro grupo de karatê, a JKA oferece um programa de treinamento de instrutor especializado para alunos que mostram capacidade excepcional e destreza no karatê. Os alunos fazem um rigoroso exame de admissão e testes, seguidos por dois anos de intensos estudos e prática no Quartel-General da JKA em Tokio. Eles são obrigados a escrever e submeter trabalhos de pesquisa mensais sobre temas específicos dados por seus instrutores, mostrando assim sua engenhosidade, disposição e devoção ao karatê. Aqueles que se formam com sucesso neste programa, e podem atender aos rígidos requisitos, são aceitos como instrutores profissionais. Esta abordagem muito rigorosa garante que os fundamentos científicos e as tradições do Karatê da JKA sejam mantidos.

O Karatê JKA não tem classificação de peso ou sistemas de meio ponto

O Karatê não é um esporte que se joga por pontos. No kumite da JKA, não há classificações de peso e nenhum sistema arbitrário de pontos. Outros grupos de karatê geralmente concedem vários pontos (por exemplo, 3 pontos por um chute na cabeça, 2 pontos por um chute no corpo médio, 1 ponto por qualquer tipo de soco), que podem ser computados até uma vitória em seus torneios. Mas os torneios JKA são muito mais rigorosos. Na JKA há apenas ippon ("um ponto completo", que significa que você derrubou seu oponente e ganhou), ou waza-ari ("técnica eficaz", que conta cerca de 80% de um ippon ). A base do Karatê da JKA é a capacidade de derrubar seu oponente, independentemente do tamanho ou peso, com um golpe. Não há espaço para pontos incrementais em tal tradição. A diferença é óbvia: ensinamos nossos alunos a conseguir o domínio de si mesmos e dominar o adversário.

O Instrutor Chefe da JKA é eleito

A JKA seleciona cuidadosamente seus instrutores-chefes do Shihankai ( grupo de instrutores e 5º Dan e acima), com base na experiência, força e integridade do indivíduo. Esta é uma vantagem, uma vez que muitas organizações de karatê com um líder fundador forte passam sua posição de liderança para um herdeiro uma vez que o mestre se foi. O herdeiro pode ser um líder fraco, e assim a organização começa a perder o rumo, e eventualmente pode até desaparecer. Não há esse perigo na JKA porque os instrutores-chefes são sempre eleitos pelo grupo. São sempre líderes fortes. A JKA é muito melhor organizada do que a maioria dos outros grupos de karatê, e com sua forte tradição democrática tem um poder de permanência que poucos outros podem igualar: a JKA é para sempre.

A JKA é devotada para a prática do Karatê

Ao contrário de muitas outras organizações de karatê, a JKA não foi criada como uma organização cujo objetivo principal é a realização de partidas e torneios. Embora patrocine torneios, seu foco principal é a prática do Karatê. Sua finalidade é o ensino do Karatê como modo de vida.